sábado, 7 de junho de 2014

Ainda não há respostas para todas as falhas de implantação...


Apesar dos grandes avanços da ciência em relação a Reprodução Assistida ainda existem muitas falhas de implantação de embriões sem explicação. Nós precisamos aceitar o fato que nem todos os casais que se submetem a FIV (fertilização em vitro), por mais competentes e criteriosos que sejam os infertileutas que conduzem as suas FIVs, vão engravidar nas suas primeiras tentativas.

É normal que após sucessivas falhas de implantação o casal queira muito encontrar uma resposta que justifique o fato de seus embriões não estarem se implantando. Mas, mesmo após uma minuciosa investigação muitos deles continuarão sem nenhuma resposta. 

Há atualmente vários procedimentos que podem aumentar as chances de implantação, mas nenhum deles garantem que a implantação de fato vai acontecer. 

As causas conhecidas que podem está por trás das falhas de implantação podem está relacionadas aos embriões, ao útero-endométrio, a endometriose e a problemas imunológicos. Entretanto, mesmo depois de descartar qualquer problema relacionado a todas essas possíveis causas ainda podem continuar ocorrendo falhas de implantações de causas desconhecidas. E nesses casos, realmente não há muito o que se fazer, exceto se o casal desejar e tiver condições financeiras para tanto, continuar tentando novos ciclos de fertilizações com protocolos cada vez mais individualizados.

Eu não vou aqui descrever a lista de exames que já fiz ou todos os procedimentos que foram adotados para se tentar aumentar as chances dos meus embriões se implantarem em meu útero porque tornaria essa minha publicação ainda mais longa e chata, mas posso assegurar que já foram descartados todo e qualquer problema relacionado ao útero-endométrio, a endometriose e a problemas imunológicos.

O próximo passo seria descartar alterações cromossômicas dos meus embriões que impeçam a implantação. Mas, eu realmente não estou disposta a fazer biópsia em meus embriões e só utilizar nas minhas próximas TECs (transferências de embriões congelados) aqueles que não apresentarem nenhuma alteração. Por questões pessoais, eu vivo quantos mais negativos tiver que viver, mas não descarto nenhum deles.

Quanto a utilização de algumas novas estratégias que possam aumentar a chances de implantação isso já está sendo feito desde a minha primeira transferência. Se vasculharem minhas postagens mais antigas verão que o protocolo utilizado lá na clínica é atualmente o que cientificamente tem apresentado melhores resultados. Eles só transferem embriões congelados em estágio de blastocistos após, no mínimo, dois ciclos da indução e de preferência em ciclo natural. 

Um dado que merece ser enfatizado é que houve um ajuste na dosagem da medicação utilizada em meu 2º ciclo de FIV e que resultou em um número muito maior de embriões (9 blastocistos de excelente qualidade). Eu realmente não vejo o menor motivo para desconfiar que minha médica não esteja conduzindo o procedimento da maneira mais eficiente possível...

8 comentários:

  1. Fique em paz !! Sua médica está fazendo um bom trabalho.
    Sua hora ainda vai chegar.
    Estou na torcida para que logo venha o seu positivo.
    Isso vai mudar sua vida.
    http://eu-quero-ser-mae-de-novo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fique em paz !! Sua médica está fazendo um bom trabalho.
    Sua hora ainda vai chegar.
    Estou na torcida para que logo venha o seu positivo.
    Isso vai mudar sua vida.
    http://eu-quero-ser-mae-de-novo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Para tudo tem seu tempo nada é impossível ao que crer.

    Deus te abençoe.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai flor, estava aqui me atualizando, meu Deus, fico tão triste quando da negativo ... é complicado, sabemos que um dia nossa luta ira chegar ao fim, mas essa luta, essa caminhada e espera é angustiante !!! Mas é isso ai né, Deus tem propósito e um tempo determinado para tudo nessa vida e nós teremos vitória em nome de Jesus !!!
    Beijosss

    http://tamicriandoasas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lyanna, você já fez a biópsia embrionária (CGH) em seus embriões? Já li algumas coisas dizendo que o próprio processo de FIV aumenta a possibilidade de termos embriões com alterações cromossômicas devido ao estímulo ovariano, com esse estímulo que fazemos na indução, acabam sendo recrutados óvulos que não seriam recrutados naturalmente e isso poderia levar a alterações cromossômicas e daí após a fecundação deles geraria embriões alterados que após a transferência não se fixariam no endométrio, pois o próprio organismo os rejeitariam. Um exemplo disso: eu tenho cariótipo normal, em 2011 fiz a FIV com o CGH e meus 3 embriões que foram analisados tinham alterações cromossômicas mesmo meu cariótipo sendo normal,se eu tivesse feito transferência provavelmente nenhum deles se fixaria ou se conseguisse fixar-se poderia resultar em aborto. Quem sabe o CGH seria a resposta para a falha de implantação?

    Beijo e fico na torcida para que em breve seu bebê esteja grudadinho em seu ventre !

    ResponderExcluir
  6. é amiga que cada dia isso melhore
    que esse erros sejam 0
    na torcida cada dia por ti
    Deus é maior que tudo isso

    Nanda
    beijokas
    Lindo Domingo
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Também não acho q seja problema com a médica não.
    1º pq nós ñ somos Deus, agente sabe q o homem faz o possível, e Deus o impossível.
    A infertilidade é uma incógnita, se Deus permitisse q o homem desse 100% de precisão no procedimento, Ele ñ seria Deus neh? como iriamos exercer a nossa fé?
    De uma coisa eu sei: tdo contribui para o bem daqueles q amam a Deus e um dia nós vamos entender o pq de tanta provação.
    Nossa infertilidade é uma doença q tem tratamento, graças a Deus, pq poderia ser pior, ou seja, poderia ser algo q ñ tivesse, sei lá.
    Enfim, como vc mesma disse, vcs já fizeram tdo qnt é exame q se possa imaginar, então, na minha opinião de leiga q sou (apesar de ter lido mtos relatos sobre o assunto) como vc sabe, passo pelo mesmo problema q vc, valeria a pena vcs fazerem o exame Cross Match, q é o cruzamento de dados entre vc e seu marido.
    Ainda q ñ tenha nada cientificamente provado q as vacinas de linfócitos paternos garantem o resultado positivo, eu já presenciei varios positivos q vieram após vários negativos, e quando foi feito esse procedimento, deu certo.
    Coincidência? não sei. E daí? o q importa? O importante é q as antes tentantes hj são mamães e realizaram seus grande sonhos de serem mães.
    Então minha amiga fica aqui um conselho para vcs, amada, vc sabe q te entendo perfeitamente, pq passo pela mesma situação, faz esse bendito procedimento, sei q é caro, mas, quem tá no fogo é para se molhar, tenta.
    Bjinhos e q Deus continue cuidando de vcs.
    bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Lyanna vc em feito tudo que esta ao seu alcance,a medicina tbm tem feito sua parte agora e clamar a Deus para que Ele de sabedoria a médica de o porque isso estar acontecendo.Sinto tão forte a sua fé e com certeza Deus te honrará .Bjoss

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...